Pages

Thursday, April 1, 2010

Tragédia anunciada

Ontem a noite a Ponte Preta jogou fora de casa contra a Portuguesa no Canindé e perdeu por 2 x 1, confirmando a eliminação da Copa do Brasil 2010. O time padeiro saiu na frente, a Macaca buscou o empate com Finazzi e, já nos acréscimos, os mandantes fizeram o gol da vitória. No entanto, creio que a Ponte já estava eliminada desde o primeiro jogo, em Campinas, há duas semanas.

No primeiro, a Lusa ficou com um jogador a menos perto do fim do primeiro tempo e o técnico ponte pretano Sérgio Guedes não aproveitou para agredir o adversário. Em vez de partir com todas as forças para o ataque por causa da vantagem numérica, o comandante alvinegro preferiu a cautela e substituiu o cansado volante Deda por Galiardo, que ocupa o mesmo setor.

Duas semanas depois, jogo de volta e a Nega Veia entra em campo com uma mudança: o meia Fabiano Gadelha, contundido, não joga e cede lugar ao jovem Renato González, garoto chileno que volta e meia aparece entre os convocados deste país. Pois bem, o time da capital sai na frente e já perto do fim do segundo tempo, os campineiros empatam - com o resultado, a partida iria para os pênaltis. No entanto, falou mais alto novamente a covardia do treinador da PP, que preferiu tirar o jovem meia para recuar o time com a entrada de... Galiardo!!

Resultado: time pressionado nos minutos finais e, num lance de apagão da zaga, a Porguesa faz o segundo e confirma sua classificação. A covardia do treinador ponte pretano (que não se deu ao trabalho nem de ordenar ao time que segurasse a bola no campo de ataque) combinada com a ineficiência do setor defensivo causaram a eliminação precoce da Ponte Preta, enfrentando um adversário limitadíssimo e que se apoia em agressões constantes como forma de intimidação.
This is the end (?)
Há, ainda, muitos defensores de Sérgio Guedes. Ter comandado o time no Paulistão de 2008, em que o time campineiro chegou a uma final de campeonato após quase trinta anos, mexeu profundamente nas emoções dos torcedores - que continuam defendendo o técnico e encontrando toda forma de álibi para justificar sua manutenção no cargo. Falta de um elenco de qualidade e falhas individuais dos jogadores durante os jogos são os principais argumentos de quem apoia o técnico e, até certo ponto, esses argumentos são válidos. No entanto, não há como justificar algumas escolhas, como evitar a escalação de González ou de Pirão, enquanto os desastrosos Deda, Galiardo e o lateral-direito Marcos Rocha são presenças constantes em campo.

Acredito que, a curto prazo, o ideal seria uma reformulação do elenco para a disputa da Série B. Como a Copa já acabou e talvez reste a taça de Campeão do Interior (que eu até prefiro ver a Ponte fora), seria bom demitir o Serjão, trazer algum treinador - alguém competente, nada de ficar com invenções - e já começar a reformulação do elenco pro torneio nacional. A longo prazo, a Ponte precisa de outro presidente "para ontem", já que Carnielli e seus aliados já não sentem o menor interesse em defender a Ponte Preta - que já virou um balcão de negócios para empresários.

1 comment:

  1. Não deveria gostar da Ponte, mas como eu gosto de vc.. e sou preta.. não serei preconceituosa com a Macaca.

    ReplyDelete

comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...