Pages

Monday, April 5, 2010

Estádios II

Continuando com textos dos estádios, desta vez com Curitiba.

Arena da Baixada - Atlético-PR 1 x 0 Santos

Apesar de ser tradicionalista em relação ao futebol, confesso que fiquei impressionado com a Arena (acredito que, hoje, seja o estádio mais moderno do Brasil). O clube vem crescendo bastante e tem bons projetos para o futuro, com um empreendedorismo que falta a muitos clubes brasileiros. O estádio, que já é um caldeirão graças à proximidade da torcida ao campo, deve ficar mais sufocante ainda com a conclusão das obras. Um dia antes do jogo fiz o tour que o clube oferece e o Guilherme USA me acompanhou, o que até foi engraçado - ele conhecia mais do estádio e seus corredores do que a limitada guia.

Fiquei perto da Ultras (logo atrás da faixa deles) e gostei da Fanáticos, que parece ser bastante aceita pelo torcedor comum, mas nesse dia a organizada não parecia estar em grande número. A torcida do Santos também apareceu em bom número, acho que chegaram a lotar o espaço deles, mas não ouvi falar de nenhuma briga.

Sobre o torcedor comum, até que o povão é bem participativo e canta bastante, não só nos lances de perigo (claro que nessa hora eles crescem, mas qualquer torcida do Brasil é assim). Até os gestos do "A-tlé-tico!" consegui ver o estádio todo fazendo mesmo com o jogo mais calmo. Só não entendi bem como funciona a localização da torcida, já que o torcedor atleticano respeita a marcação dos lugares no ingresso e a organizada fica sempre no mesmo local.

Hoje: Quando estive no estádio, as obras do setor lateral do anel inferior estavam começando. Hoje o anel inferior já está concluído. E sobre a localização da TOF, ouvi de um atleticano que aquele pedaço acaba sendo deles porque já é tradicional e, quem não é torcedor organizado e compra ingresso que seria ali, acaba só ficando perto.

Couto Pereira - Coritiba 4 x 0 Portuguesa

Um estádio mais simples, mas que fica ofuscado por ter como "rival" a Arena da Baixada - mesmo o Couto sendo um ótimo lugar. Por não ter as vantagens para a torcida que a Arena tem como arquibancadas próximas ao campo, o torcedor coxa-branca se força a cantar mais alto pra não ficar para trás dos atleticanos (é aquela história que os rivais vãos se puxando para cima, isso acontece com times e torcidas).

O barulho da Império Alviverde (que parecia estar bem grande) e dos torcedores comuns estava legal, consegui entender os gritos da IAV claramente mesmo estando na cabeceira oposta do estádio. Além disso, o povão coxa-branca também parecia cantar mais, o que até me surpreendeu - já que o CAP, time mais popular, deveria ter um povão mais ativo.

Antes do jogo passei na sede da IAV (a da TOF só vi rapidamente, mas estava fechada) e fiquei tomando uma cerveja na Pani. A sede é legal, tem uma mulherada bonita e, pelo que a Aru (que me acompanhou nesse jogo) falou, o presidente atual tem melhorado muito a imagem da TO junto ao torcedor comum. Papagaio (o presidente da IAV) tem até planos para se tornar vereador em Curitiba e acho que a TOF tbm tem um candidato, mas o nome me fugiu agora.

Hoje: Papagaio, então candidato a vereador, perdeu a eleição. Julião, presidente da TOF, foi eleito. A organizada vinha melhorando sua imagem junto ao torcedor, mas a relação foi rasgada com a pancadaria acontecida no final do Brasileiro de 2009, causada pelo rebaixamento coxa branca em pleno centenário.

1 comment:

  1. Falar do Green Hell no "hoje" você não fala né desgraçado. Não gosto mais de vc.

    Não ao futebol moderno, não quero tomar milkshake de ovomaltine na arena, quero a arquibancada de cimento, o grito forte na garganta e pancadaria generalizada mesmo.

    HAHA, tá.. não quero a pacandaria.

    O Couto é lindo, a torcida é linda..e eu tenho uma opinão MUITO diferentes do Papagaio que a minha irmã.. teremos que conversar sobre isso, vc terá que fazer um post de pedido de desculpas IUAHIAUHAUIAH

    Atleticano Porco, Filho da Puta..

    hihi. parei.

    ReplyDelete

comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...