Pages

Tuesday, October 26, 2010

Teorias

Nos últimos tempo, algumas poucas vozes começavam a levantar suspeitas sobre um suposto plano para que a Ponte Preta não alcançasse a elite do futebol brasileiro. Como toda teoria de conspiração, ela foi logo repelida por boa parte da torcida - inclusive eu, que considerava isso tudo conversa de perdedor. Porém, alguns fatos inusitados dos últimos anos e alguns números levantados já me fazem crer que há, realmente, algum interesse na permanência da Macaca na Segundona.

Após o vexame da derrota em casa para o Bragantino, tentava chegar a alguma conclusão sobre essa conspiração interna com o amigo de longa data Marquinho Perrotta. Achamos incoerente a teoria que foi formulada, a qual afirma que o objetivo de manter o time na divisão de acesso seria equilibrar as contas do clube. Com maior visibilidade e com o estádio mais cheio, seria mais fácil fazer caixa do que na deprimente segunda divisão. Pensei então que seria mais fácil manter um time de baixo custo na Série B do que na A, mas em alguns anos a Ponte Preta teve uma folha salarial maior do que times de nível superior.

Refleti mais sobre isso e lembrei da quantidade de partidas disputadas em noites de sexta-feira, algumas inclusives alteradas poucos dias antes da realização da rodada. Também lembrei do fato que a Ponte é um dos times que mais vende pacotes do pay per view no campeonato. Comecei então a suspeitar de que não é o caixa do time que está em manutenção, mas de seu mecenas, Sérgio Carnielli - que também é presidente da Tecnol, empresa que ele deve dirigir com pulso mais firme do que o clube.

O interesse televisivo é até compreensível: enquanto clubes tradicionais desmoronam em dívidas e incompetência (Paysandu, Remo, Caxias, Juventude, Fortaleza, América-RJ e o supra-sumo Santa Cruz, para não falar de todos os pequenos que agonizam pelo interior paulista), a Segundona vai dando lugar para clubes sem tradição, recém-nascidos e desprovidos de torcedores (vulgo "consumidores", em tempos modernos). Ora, se um produto precisa vender, é necessário que se crie uma forma de segurar a clientela - no caso, evita-se que o produto escape.

Claro, isso é só uma teoria minha que pode estar certa, mas torço para não estar. Claro, ver o ídolo e ex-jogador Dicá abandonar o clube assim como o treinador Jorginho (que, com suas próprias palavras, viveu mais a AAPP nos últimos meses do que gente que está lá a anos) deixa um ponto de interrogação nas cabeças da torcida. Além disso, a incoerência entre alguns números também levanta suspeitas: Carnielli afirma que cerca de 25 milhões de reais entram todo ano nos caixas, porém a dívida chegou a aumentar em R$ 2 milhões desde o rebaixamento - mesmo com elencos de "operários", sem estrelas. 

Essa última janela de transferências, aliás, torna tudo mais estranho: o treinador alertava desde o meio do primeiro turno que faltavam peças de reposição, inclusive deu a declaração de que "o suco acabou, agora vai ser só o bagaço". Mesmo assim, nomes foram indicados, mas nenhum reforço de qualidade chegou - os Paraíbas do São Paulo, Tcheco do Corinthians, Romerito, todos perdidos para equipes que também disputam o acesso.

Para encerrar, o nível discrepante do futebol apresentado pela equipe chegou a levantar até suspeitas de salários atrasados e rachas internos. É incrível como o mesmo grupo de atletas pode atropelar o Sport no Majestoso, vencer o América-MG jogando fora ou até superar equipes como Corinthians e Palmeiras no Paulistão, mas ser derrotado em casa inúmeras vezes por equipes que lutam para não serem rebaixadas - isso quando não escapam da degola.

Acho que não chega tão longe, mas quem garante?
Fica aqui meu palpite para tentar explicar o que acontece nos corredores do Majestoso. Claro, tudo isso pode ser apenas incompetência da diretoria atual - repito: até espero que estes fatos sejam apenas uma série de coincidências infelizes e que Carnielli apenas tenha problemas para indicar nomes, não que esteja comprado.

1 comment:

  1. Valeu pela indicação ahuahauha!
    Mas eu acho que o Brasileirão podia mudar sua fórmula e subir apenas 2 times e cair 4. Pois teoricamente quem subir esta melhor preparado e poderá fazer diferença na Serie A. Se subirmos este ano será no máximo eu acho que um 3o lugar, daí chega ano que vem o que vai acontecer? Cairemos novamente que nem a galinhada?! Ou vão contratar para pelo menos ir para uma SulAmericana?! Apesar que o Avaí está na SA e está para cair, grande merda neh!

    ReplyDelete

comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...