Vocês, resistentes leitores, já devem ter percebido que gosto um pouco de futebol. Como também já escrevi aqui, gosto também do mundo militar. Somando os dois elementos, acabei pegando gosto por hinos de futebol - os mais tradicionais, marchinhas e afins, não essas bizarrices eletrônicas que alguns clubes europeus inventam para se modernizarem. Hoje até simpatizo mais ou menos com alguns clubes de acordo com a opinião que tenho sobre suas composições: Atlético Mineiro, a dupla Gre-nal e o Coritiba são mais cativantes enquanto Cruzeiro, São Paulo e Fluminense tornaram-se indigestos.
Após ouvir boa parte dos hinos nacionais, passei a buscar os internacionais, principalmente os latinos europeus: cheguei a completar toda a Serie A italiana de 2007 ou 2008, porém, muitos só serviram para matar a curiosidade. Não dá para respeitar um clube que escolhe ser representado por uma canção de reaggae, techno ou pela Fafá de Belém. No entanto, alguns clubes conseguem ter ideias muito legais, inclusive algumas canções alusivas a momentos especiais, como centenários, títulos ou a final da FA Cup inglesa.
Essa decisão, inclusive, proporcionou o vídeo de hoje: o londrino Tottenham Hotspurs lançou a música abaixo para comemorar a conquista da vaga na final da copa nacional inglesa da temporada de 1980/1981 - a de número 110 da história do país. É até interessante traçar um paralelo: por aqui, o título da Copa do Brasil é visto apenas como a conquista duma vaga para a Libertadores enquanto na terra da rainha, se comemora a simples classificação à decisão. Posteriormente os Spurs sagraram-se campeões após vencer o Manchester City: Villa abriu o placar, MacKenzie e Reeves viraram, Crooks empatou e Villa fez o gol do título.