Pages

Monday, July 5, 2010

Começando com o pé direito

Dia 14 de junho comecei na IBM e cheguei a comentar aqui as primeiras impressões sobre o emprego, mas ainda estava numa semana de treinamentos, lutando contra uma gripe. Pois bem, agora já deu para botar a mão na massa apesar de algumas limitações: como muito material com que se lida é confidencial, é necessário criar acesso em servidores, pedir autorização para isso, aguardar que a requisição seja realizada pelo time de suporte... como era fechamento de quartil, não tive tempo de fazer todos os preparativos, apenas o crucial. Telefone, alguns treinamentos, até mesmo amizade com o pessoal, tudo isso ficou em segundo plano graças à correria que foi a última semana. O bom é que acabei sobrevivendo ao batismo de fogo e já entrei recebendo parabéns de colegas e gerentes daqui e de fora.

 A fase é boa!!

Após a virada do mês, já com mais calma, tive tempo para terminar dois treinamentos e consegui almoçar com parte do time, jogar conversa fora e conhecer um pouco do pessoal. Vi que há pessoas formadas em outras áreas (inclusive uma jornalista), um rapaz mora no São Bernardo (fui "vizinho" desse bairro quando morei na Cidade Jardim), há os fãs de futebol; aos poucos o pessoal também vai me conhecendo.

Sobre o trabalho em si: a minha tarefa é uma espécie de atualização de inventário, cadastrando máquinas que são vendidas para o comércio americano. Para ilustrar, imaginem que o McDonald's mais próximo compra cinco computadores para serem usados como caixas. Minha tarefa é inserir no sistema uma entrada que diz que aquela máquina, com aquele número de série, está na empresa X, filial Y, no endereço Y (não adianta dizer apenas "a máquina está num Mac").

O comércio também precisa estar cadastrado, então aí entra uma parte interessante do trabalho: caso não haja registro daquela empresa e/ou filial no sistema, é preciso procurar por evidências de que ela exista mesmo. Para isso, posso usar sites de empresas, de alianças comercias e até o Google Maps, desde que a empresa esteja cadastrada em algum desses locais. Esse trabalho de pesquisa é bom para quebrar um pouco a rotina de trabalho repetitivo, algo que eu senti falta no meu emprego anterior.

Esse processo, como minha ex-gerente ilustrou, não tem como desafio a complexidade, mas o volume de trabalho e serve como uma porta de entrada para funcionários novos, que podem ir se deslocando para outras áreas do time de Instalações. Agora estou gostando muito do time, do ambiente e do trabalho, vamos ver o que pinta por aí.

Hoje, segunda-feira, é emenda do feriado de 4 de julho (independência dos Estados Unidos) e era para eu estar em casa, mas peguei um treinamento que dura o dia todo e, enquanto este post é publicado automaticamente, estarei tomando notas sobre a multinacional em que trabalho. Ou seja, não estou blogando em plena segunda-feira a tarde!!

No comments:

Post a Comment

comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...