Pages

Wednesday, July 28, 2010

O Wii

Neste último domingo, após muita espera, finalmente tive a chance de conhecer o último console da Nintendo, o Wii. Confesso que não tinha tanta expectativa pelos jogos em si, já que a produtora japonesa faz um estilo mais infantil, com games megacoloridos, personagens cartunizados e histórias muito bonitinhas. No entanto, o sistema de captura de movimentos era algo que realmente aguçava minha curiosidade. Acredito que a indústria dos jogos eletrônicos, após anos de evolução tecnológica, está chegando ao ápice da qualidade gráfica e da velocidade de processamento, então o caminho é explorar novos campos e buscar novos rumos.

O contato com o Wii se deu na casa de minha família. Minha irmã Lucila, após algum tempo dividida, se rendeu às suas vontades e fez a compra que incluía o jogo Wii Sports, que contém simulações de baseball, tênis, boliche, boxe e golfe. Além dele, ela também comprou os famosos Winning Eleven e Need for Speed. Após uma rápida apresentação, comecei a brincar com o modo de boliche, depois o de boxe e, finalmente, o de baseball.

Achei bem interessante a forma como os movimentos do controle são bem interpretados pelo sensor - e bem representados na tela. Como os jogos são dinâmicos, exigem esforço físico, principalmente o modo de luta: no terceiro e último round eu já torcia para o adversário nocauteado não se levantar.

Impossível jogar o Wii com tanta gente amontoada

Enfim, dou os parabéns à Nintendo pela forma como criou um videogame que não cria barreiras a quem não é acostumado a jogar. Jogos de alta complexidade, que exigem tutoriais, treinamentos e apresentações longos têm seus prós, porém é necessário criar espaço também para o jogador ocasional, para o curioso, para a família de quem joga... enfim, videogames não podem seguir esse rumo que tomavam, tornando-se uma forma moderna de alquimia: um conhecimento raro dominado apenas por um grupo seleto.

Outro feito do Wii é que ele dá a possibilidade do jogador combater o sedentarismo, já que jogos simples como o que citei ou o Wii Fit conseguem fazer qualquer um gastar várias calorias - tomando cuidado para não machucar a si mesmo ou a quem estiver por perto.

1 comment:

  1. Noooooooooossa

    Lembrei que joguei Wii bêbada na cada da prima do Vini!

    Experimente, é DEMAIS.. só não queira ganhar! HAHAHAHAHAHA

    ReplyDelete

comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...