Pages

Saturday, January 29, 2011

Todos os craques do futebol

Outro dia vi um pouco dum programa esportivo do horário de almoço e, entre um anúncio e outro das câmeras Tekpix, fizeram matérias que também pareciam merchans de jogadores. Alguns "consagrados" por uma ou duas boas temporadas recentes ou nem tanto, outros que nem terminaram de sair das categorias de base de seus clubes. No entanto, não pude deixar de notar a facilidade com que surgem "craques" no futebol brasileiro - mesmo ex-jogadores, como Neto (exímio cobrador de falta, mas pouco mais que ídolo corinthiano), ganham esse nobre título quando conversam com seus colegas de microfone.

Entendo pouco de marketing, mas fica evidente que esta estratégia (desonesta) serve apenas para motivar o torcedor a consumir mais deste produto que se deteriora lentamente, o futebol brasileiro. Enquanto medalhões voltam para enganar torcidas e extorquir clubes, a nata dos gramados migra para a Europa num fênomeno que já merece um documentário como os que mostram a savana africana - "Jogador brasileiro: Rotas do verão europeu", que tal? Tirando um ou outro caso de jovem que continua por aqui - caso do meu desafeto Neymar, que apesar de tudo é um bom jogador e, por enquanto, Paulo Henrique Ganso -, mas estamos comemos as migalhas que caem das mesas italianas, inglesas, alemãs, espanholas, portuguesas e até do Oriente Médio.

Resta, assim, empurrar mortadela para o espectador e faze-lo crer que saboreia um tenro filé. Como diz o hino do América carioca, "Campeõs... fabricamos aos montes, aos dez", às centenas e ininterruptamente. Ou, no caso da ESPN Brasil, é possível ser feliz com uma tigela vazia - desde que o "vira-lata" brasileiro consiga olhar para as mesas dos estrangeiros e se imaginar como um dos participantes do banquete: desde que criaram o termo "fã do esporte", o público não está mais preso pelas correntes de torcida por um clube, nacionalidade ou distância física. Porém, para a vasta maioria sem senso crítico para refletir sobre o que ouve durante uma transmissão de jogo, qualquer jogador que acerte três dribles numa partida merece uma vaga na Seleção e vira um novo Garrincha.

Kerlon, vulgo Canhoteiro

No comments:

Post a Comment

comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...