Pages

Tuesday, January 4, 2011

Premier League pt-BR

O penúltimo dia de 2010 causou uma onda de revolta e indignação abrasiva por todo o Twitter graças à infeliz dublagem do filme Crepúsculo, exibido na Globo. A epopeia dos sugadores afeminados teve seu primeiro episódio exibido pela Globo, duramente criticada por fãs da série graças a pérolas como “macaquinha” ou “gorilinha gostoso”, termos carinhosos ditos pela equipe brasileira de dubladores No entanto, a decepção maior do público foi o vampiro protagonista, Edward, ter sido rebatizado como Eduardo.
---
Poucos dias antes a Federação Paulista de Futebol e os clubes chegaram à decisão de estabelecer um valor mínimo para o ingresso do estadual de 2011: R$ 30,00 – o mais caro do Brasil, apesar da meia entrada a R$ 15,00. Enquanto fluminenses desembolsarão dez reais a menos para assistirem jogos de seus times, gaúchos e mineiros gastarão um terço do valor da entrada paulista para ir a campo (valor que, pessoalmente, considero o correto para um jogo de futebol). Presume-se então que torcedores paulistas têm mais dinheiro para gastar com futebol do que habitantes de outros estádios, mas as médias de público desmentem essa hipótese.

Fica então a impressão de que o Paulistão tornou-se uma versão Temperatura Máxima da Premier League: com anos de atraso, a Globo exibe em suas tardes de domingo uma versão requentada e mal traduzida/dublada do multimilionário original inglês. Preços de ingressos e controle da rede transmissora foram copiados com êxito, enquanto muitas características se perderam.

Estádios modernos (tem gente que liga para isso, então esse ítem também deveria estar no pacote), retorno financeiro aos clubes – apesar da escolha das próprias diretorias de aumentar preços, estádios vazios são um desperdício de potencial financeiro - e principalmente nível técnico dos campeonatos estão muito abaixo do original britânico. Assim como o global Eduardo Cullen, Fabregas vira Fabrício, Heitinga é “apelidado” de Tinga, Duff torna-se Durval e Didier Drogba é chamado de... Finazzi.

Mogi Mirim 1 x 0 Corinthians
A insatisfação une, portanto, fãs da série de filmes e do moribundo futebol graças à paupérrima adaptação que chega ao público brasileiro/paulista. Marmanjos barbados e adolescentes com calores em suas partes íntimas assistem suas paixões serem adulteradas e transformadas em coadjuvantes de seus próprios palcos enquanto a turma dos bastidores continua a se divertir e a colher os melhores frutos.

No comments:

Post a Comment

comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...