Pages

Monday, May 9, 2011

Argentina - Dia 5 - Feira do Livro - 09/05/11

Hoje foi o encerramento da 37ª Feira do Livro de Buenos Aires, sediada na Casa Rural, no bairro de Palermo. Saí cedo para trocar um pouco de dinheiro e peguei um ônibus até a mostra, mas cheguei duas horas antes da abertura - o horário de hoje eram 14:00. Como sobrava tempo, almocei uma fatia de pizza e quando pensei em voltar para esperar a abertura da bilheteria, percebi que a fila já era longa, mesmo mais de uma hora antes do horário de abertura dos portões.
 
Após muita espera a fila andou e consegui comprar minha entrada, dali cheguei ao primeiro salão, um espaço para exibições de ONGs e órgãos do governo argentino - inclusive da Polícia Federal e do equivalente do que seria a brasileira Ordem dos Advogados do Brasil. Após tomar um corredor cheguei ao segundo espaço, este muito maior que o primeiro e com stands de editores. Do lado de fora da feira uma fila imensa aguardava atendimento para retirada de novos documentos de identidade e passaportes - isso justificava toda a espera, mas mesmo assim ainda havia um bom público no evento.

Vargas Llosa, alvo de polêmica antes da feira
Conferi tudo e só confirmei minha suspeita: o livro é mesmo mais barato na Argentina do que no Brasil. Apenas alguns livros de fotografia e design estavam com preços mais salgados, mas eram mais volumosos, bem produzidos e creio que também seriam caros na meu país. No fim, consegui conter o entusiasmo e não comprei muito graças à óbvia barreira do idioma. Trouxe de volta apenas uma revista, um livro sobre o jogador Juan Sebastián Verón, uma "correntinha" para crachás e uma flâmula do Huracán (o clube sedia um espaço na feira pelo quarto ano seguido) e, como brinde, ganhei um folheto de poemas sobre a equipe.

As compras do dia
Na saída conferi as barraquinhas de livros usados que ficavam no canteiro central da avenida mais próxima. Novamente, muita coisa interessante estava ali, mas não fazia sentido comprar um Fausto apenas para decorar uma prateleira - embora o livro sobre "La Brujita" possa ser lido mais facilmente.

No comments:

Post a Comment

comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...