Pages

Monday, May 3, 2010

Culinária Força III

Receita de hoje: ARROZÃO LIMPA-TRILHO

Ontem minha família veio almoçar aqui e meu pai trouxe tanta comida que parecia uma ação social. Entre os alimentos havia um frango que, mesmo com três pessoas almoçando, ainda sobrou bastante. Hoje, ao fazer a janta, percebi que um jeito diferente de ir me "livrando" desses restos era fazer algo parecido com o estrombelhete (hehe) que já publiquei aqui. Enfim, vamos a esse prato tão útil, nutritivo e saboroso.

Ingredientes:
- Arroz (cerca de 150 gramas)
- 1 tomate cortado em pedaços pequenos
- Um pouco de cebola picada
- Carne de frango desfiada
- Tempero de sua preferência (usei orégano, Sabor Ami e um restinho de azeitona fatiada)
- Qualquer outra coisa que estiver sobrando na geladeira (mas nada em estado de putrefação)


Luiz fotografando rango 0 x 2 foco
O modus operandi:
- Ponha no som algum cd que você goste, ponha água para ferver e vá lavando o arroz*.
- Jogue um pouco de olho na panela (1 colher de sopa), aqueça-o, coloque tempero (uso Sabor Ami), cebola e tomate. Vá mexendo até os dois começarem a fritar - o tomate solta um pouco de água, então pode deixar um pouco. Dica: guarde o tomate fora da geladeira, isso o deixa com mais sabor.
- Quando a cebola estiver começando a dourar, acrescenteo arroz. Mexer tudo mais um pouco e, quando estiver bem seco (já dando uns estalos), colocar água até cobrir um pouco o arroz. Assim como quando se faz arroz normalmente, conferir se ele está macio quando a água baixar. Provavelmente não estará, então mais água. De vez em quando dê uma mexida na coisa toda para não grudar.
- Quando a mistura estiver secando e o arroz já estiver ficando molinho, colocar o peito de frango desfiado e misturar com o arroz. Nessa hora também coloquei óregano na mistura, então dá para colocar esses temperos "naturais" mais perto do final.
- Fique de olho para ver se o arroz já está quase seco para não grudar!! Quando já estiver secando, desligue o fogo e já pode servir.

* Para fazer risoto, se recomenda não lavar o arroz (já que é aquela "sujeira" que torna a água branca que deixa o arroz mais empapado).

Bom, aí está. Nada muito criativo, mas é uma mão na roda para dar aquela limpa na geladeira antes que alguma coisa estrague - ANTES que alguma coisa estrague, só para salientar. Não adianta também colocar mortadela verde dizendo que é risoto de carne doida.

Ouvindo: Misfits - Walk Among Us

4 comments:

  1. Imaginei vc de avental florido com barra em leque, igual os da minha vó cozinhando e cantando Zezé de Camargo e Luciano.


    Tá, é preconceito.


    Mas eu imaginei.

    E ri.

    ReplyDelete
  2. não tem problema... isso foi tão absurdo que até eu ri

    ReplyDelete
  3. pq limpa trilho? é o que eu to pensando???

    ReplyDelete
  4. limpa trilho é pq tem uns caras que vão andando pelas linhas de trem e catando tudo que acham no caminho

    ReplyDelete

comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...