Pages

Saturday, July 21, 2012

Se acabó

Parecia que não ia terminar nunca, mas o curso de espanhol chegou ao fim. Minto: ele não acabou, minha vontade sim se esgotou e escolhi interromper os estudos do idioma antes do último e duradouro módulo de todo um ano. A relação custo/benefício já não parecia tão conveniente e o excelente professor Fernando deixava transparecer cada vez mais seu desânimo, a ponto de fazer um breve desabafo pouco depois da última aula antecipando sua possível saída. Se eu já matava algumas aulas por desinteresse e ainda o melhor professor do idioma na escola já sinalizava que talvez não continuaria, não faria sentido prolongar a agonia até julho de 2013.

Claro, eu já não tinha mais vontade nenhuma de frequentar as aulas, mas não fui relapso com o meu aprendizado. Abandono o curso pois me virei muito bem em terras uruguaias. Foi fácil medir a evolução do meu espanhol comparando minha comunicação na viagem a Buenos Aires e depois a Montevidéu: num intervalo de exatamente um ano passei dum turista perdido entre frases de "portuñol" a alguém que se virava bem entre estrangeiros e embora não tivesse (e ainda não tenho) um vocabulário muito amplo, consegui me articular suficientemente bem para me enturmar com nativos, argentinos e mexicanos. Tudo isso em apenas doze meses de estudo, o primeiro deles um intensivo do módulo básico e dois módulos intermediários.

Além disso, meu trabalho também me ajudará a manter a prática: além de uma ou outra tarefa que executo exigir que eu utilize o espanhol, a IBM também oferece o Conversation Club, iniciativa para que funcionários possam praticar línguas estrangeiras em grupo. É uma iniciativa muito interessante pois dá oportunidade que todos se desenvolvam. O profissional mantém suas capacidades bem exercitadas, pode manter um hobby (onde eu mais me encaixaria) e a empresa lucra com a evolução das habilidades de comunicação dos empregados.

Ficam de positivo as amizades, as oportunidades que já surgem e o conhecimento acumulado. Agora não sei se volto a estudar algo tão cedo, talvez no ano que vem, por enquanto a meta é deixar as contas mais bem organizadas. Livros, até o fim do ano, apenas os de romances e economia.


No comments:

Post a Comment

comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...