Pages

Saturday, March 13, 2010

Ordem na papelada

Organizar papéis antigos exige paciência, organização e, acima de tudo, ânimo. Pior: quanto mais se procrastina essa tarefa, maior a pilha de documentos fica - e, claro, mais dura se torna a tarefa e menos ânimo temos para executa-la. A única forma de romper esse círculo vicioso é quando um motivo de força maior nos obriga a gastar algumas horas organizando a papelada e, como já estamos em março, é evidente que esse motivo foi o Imposto de Renda.

Comecei organizando por grupos (extratos bancários, contas, lixo), depois comecei a organizar cada grupo... quando percebi, já tinha passado algumas horas nessa tarefa, mas consegui botar em ordem toda a papelada que já estava começando a me parecer uma opção de ganhar um troco no mercado do lixo reciclável.

Após ser importante e antes de virar lixo.

Alguns papéis curiosos que foram jogados no lixo:
- Uma lista de comandos de Winning Eleven;
- Um panfleto da Igreja Universal;
- O cardápio de entregas duma pizzaria... de Porto Alegre;
- Contas de telefone de 2007;
- Folhas de pagamento de 2004;
- Nota fiscal dum desodorante que comprei e manchou umas três camisetas minhas.

Claro que passar a noite de sábado arrumando uma gaveta de documentos não é nada emocionante - e relatar isso no blog só piora a situação. No entanto, o momento vale pelo alívio de não ter uma montanha de papel nas costas como um Atlas no mundo da burocracia. Além disso, descobri que a papelada que preciso para a declaração do IR já está quase toda comigo - isso sim vai me fazer dormir em paz, já que cair na malha fina do Leão é meu segundo maior medo nessa vida (o primeiro é morrer atropelado por algum carro sendo guiado na contra-mão).

Ouvindo: Hinos de clubes

No comments:

Post a Comment

comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...