Pages

Thursday, November 4, 2010

Benjamin Button corporativo

Dia desses conversei com minha namorada e notei como, apesar de ter só alguns meses nesse retorno à IBM (completo cinco na semana que vem), estou saturado com alguns elementos que deveriam demorar mais para incomodar um novato. O problema, então, não é da empresa: ao retornar, passei pelos corredores como um recém-contratado, mas já acumulava mais de quatro anos de contrariedade, questionamentos, dúvidas e, principalmente, não conformismo. Claro, ainda resta um pouco da esperança quase adolescente de não ficar trancafiado num cubículo, mas hoje vejo que me tornei uma espécie de Benjamin Button corporativo.

Para quem não conhece, esse personagem foi interpretado por Brad Pitt e conta com uma peculiaridade: ao invés de envelhecer, Ben nasce idoso e rejuvenesce. O bebê de pele enrugada e com problemas como pressão alta e artrite vai melhorando sua forma física, volta a andar, tem seus cabelo coloridos naturalmente, ganha tônus muscular, perde a barba e torna-se uma criança senil. No meu caso, a comparação é bem menos interessante e, se Deus quiser, bem mais curta. Comecei ranzinza, mal humorado, recusando o sorvete que foi oferecido como premiação pelo bom desempenho das centenas de funcionários do projeto.

Agora que vem o "xis" da questão: não sei se passarei pela mesma mudança que meu hollywoodiano exemplo. Pior, creio que a tendência é apenas piorar, já que algumas situações desgastantes vêm se repetindo ultimamente. Minha namorada Lucila falou o óbvio: talvez eu precise apenas arrumar emprego em outro lugar. Entre idas e vindas, trabalho no mesmo lugar desde 2004, ouvindo a mesma linguagem corporativa, tentando acreditar nas mesmas promessas e até vendo as mesmas pessoas.

Por enquanto, sigo pelejando com todas as forças enquanto não mudo de time - isso deve acontecer em janeiro. Por mais que esteja com minhas questões pessoais, isso não significa que eu vá abandonar tudo, pular fora ou fazer "operação tartaruga". Deixo apenas meu último protesto resmungo sobre a instituição trabalho.


1 comment:

  1. Sabe como eu estou resolvendo esse problema - que eu também passei/passo ?

    Abrindo a minha empresa.
    Nada melhor do que você trabalhar param quem importa, você mesmo.

    Dá um ânimo muito grande ser o seu próprio dono.

    Abs!

    ReplyDelete

comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...