Pages

Tuesday, June 7, 2011

Times e bandas - minha versão

Há mais de um ano a revista Placar escreveu uma listinha comparando times nacionais a bandas. Como a revista é voltada a um público amplo, utilizaram bandas populares e de fácil reconhecimento dos leitores. No entanto, outro dia senti falta de adaptações - nos meios em que costumo discutir futebol, pelo menos, não vi nada semelhante. Resolvi então rascunhar algumas linhas do que seriam algumas bandas (principalmente de heavy metal) e seus equivalentes entre os principais times brasileiros.

Santa Cruz - Não há fim para a decadência do clube pernambucano. Foi campeão estadual, mas logo volta a jogar a Série D (algo como o Triângulo das Bermudas do futebol brasileiro) e apesar da simpatia de todo o país, volta a ser vítima de piadas após cada novo vexame. Sua ligação natural, portanto, é com Paul Di'anno, ex-vocalista do Iron Maiden que já conseguiu até a façanha ser preso por fraudar o "INSS" inglês.

Flamengo - O mais popular clube brasileiro e também o mais atraente para o fã ocasional de esporte. Seja para aquele torcedor que ainda acha que Júlio César é goleiro ou para o rapaz que tem uma camiseta do Fear of the Dark e ouve de tudo um pouco, não há melhores focos de paixão desapegada do que um jogo do Flamengo a cada meia década ou um disco do Iron Maiden (claro que isso não elimina o pessoal "true").

Gods of Leather
São Paulo - Soberano. Gigantesco. Épico. Avassalador. Retumbante.  Tanta imponência, soberba e a mesma fama de afeminados corre pelas arquibancadas do Morumbi e pela discografia do Manowar, os machos alfa das sungas de couro e fotos constrangedoras auto-intitulados "reis do metal". Nem um desmanche de carros roubados teria a ousadia de usar um título destes.

Palmeiras - Lembra daquela banda esmagadora que varreu continentes enquanto atropelava hippies e distribuia riffs hipnóticos? Se Tony Iommi foi um Ademir da Guia ao cadenciar o som do Black Sabbath, hoje o time alviverde está mais para um Ozzy Osbourne: gagá, perdido, manipulado e tão sem identidade que já gravou até com o jovem Justin Bieber.

Corinthians - Camisas roxas, negras, beges e agora vermelhas. Vários patrocínios estamparam o peito, as costas , o calção e até as axilas dos jogadores - expediente antigamente utilizado apenas por equipes de menor espaço na mídia e, portanto, de contratos publicitários de menores cifras. Se um time vira uma máquina de fazer dinheiro, então anda de mãos dadas com o Kiss e sua interminável lista de produtos oficiais que vão desde água até um inusitado caixão.

Internacional - Quando era criança, mais de uma vez folheei a Placar em dúvida se aquele Inter do "Rolo Compressor" e da era Falcão era o mesmo que fazia figuração nos campeonatos nacionais. Muito tempo depois, o time se reorganizou e voltou a se impôr nos gramados brasileiros e estrangeiros. A volta do “metal god” Rob Halford ao Judas Priest coincide com a ressureição do time colorado, já que o colossal grupo britânico patinou por algum tempo até se reencontrar.

Grêmio - As gerações mais jovens de torcedores entraram na onda "argentina" de torcer com a Geral e foram vistos como excêntricos pelos tradicionalistas. Pior: exaltavam um time limitado e raçudo que era apenas uma caricatura do que já foi o tricolor gaúcho nos nem tão distantes anos 90. Essa ode à mixaria lembra o Machine Head, que tem seus fãs apesar de ser apenas uma fagulha do que já foi o Vio-lence.

Formação clássica da Nega Veia
Ponte Preta – Alvinegra, nunca esbanjou dinheiro e segue desconhecida do grande público. Apesar disso tudo, a veterana esquadra tem sua base fiel de fãs e admiradores. Seu auge foi no final dos anos 70, pouco antes dos ingleses do Venom, criadores do black metal. Tiveram suas modernizações, mudaram um pouco de cara no decorrer das décadas, mas seguem sendo tradicionais e respeitados - muito graças à sua avançada idade.

Guarani – Co-irmão mais novo do rival, conseguiu chamar um pouco mais de atenção mas passou por mudanças de uniforme, de escudo e hoje está quase vendendo o estádio. Quem mudou tanto assim foram os músicos do Anthrax, um dia já considerados parte do Big Four das principais bandas do Thrash Metal junto com Slayer, Metallica e Megadeth, mas hoje apenas os avôs do Metal Macumba das crias Limp Bizkit e afins.

BORA, BURZUM, MINHA PORRA!!
Bahia – Já foi o maior das northern lands brasileiras,  mas alguns anos de ostracismo e muitos outros de notícias que beiravam o bizarro e o ridículo (inclusive envolvendo mortes e “trabalhos” para salvar o time da degola) tranformaram o Baêa no Varg Vikernes dos terreiros. O músico norueguês passou anos recluso após assassinar o "amigo" Euronymous (Vitória?) com facadas e também era mais lembrado por suas entrevistas pitorescas do que por sua música com o projeto individual Burzum.

Vasco da Gama – Corro um certo risco de passar vergonha e pagar com a língua caso o time da Colina seja campeão da Copa do Brasil. No entanto, o time da cruz de malta nunca mais se recuperou desde os tempos áureos do obeso capo Eurico – algo como o Exodus com Paul Baloff. Outros discos vieram, a banda continuou tocando, o Vasco também ganhou uma Série B, mas nada superou o atropelamento sonoro que foi o Bonded by Blood.

Fluminense - Recebeu o apelido de "Time de Guerreiros", mostrou que era raçudão, até conseguiram um Campeonato Brasileiro ano passado e a heroica fuga do rebaixamento em 2009... mas ninguém esquece que, assim como o Pantera, passavam maquiagem até outro dia.

Memórias...
Botafogo – Nelson Rodrigues já avisava sobre o jeito pessimista do torcedor botafoguense. Décadas depois, o pessimismo avançou à realização do fracasso e uma nuvem de lágrimas semi-chitãozesca alagou as faces do General Severiano – hoje, acho que até o pobre cãozinho Biriba cobriria o rosto para esconder seu pranto. Tanta pequenez, decadência e humilhação só podem ser equiparadas ao Nirvana, os arautos do vexame que, liderados pela voz do derrotismo, o suicida Kurt Cobain.

Santos – Se você gosta de firula, de muito drible maroto, de futebol moleque e cheio de ginga, venha ver os Meninos da Vila! Futebol alegre, descompromissado, a miríade de dribles é uma ode à malemolência e à àlegria faceira dos meninos-hobbits-caiçaras. Todo esse júbilo dos menestréis e trovadores praianos só pode ser encontrado nos feudos italinos em dias de shows do Rhapsody.

Atlético Paranaense – Até meados dos anos noventa, era o time dos marginais e delinquentes paranaenses. A chinelagem dos atleticanos é algo que parece surreal hoje, visto o novo perfil dos torcedores que parecem ter saído de algum episódio de Glee ou de qualquer outra série adolescente americana (bochechas róseas inclusas). Se há alguém mais revoltado com esse tipo de metamorfose do que um torcedor antigo do CAP, então há de ser um fã do Metallica que cresceu ouvindo thrash metal e teve que aturar tentativas frustradas de fazer stoner rock.

Coritiba - Todo torcedor bate o pé que o time é dos maiores do Sul e que esteve para iniciar uma rivalidade com o Internacional. Exceto por este último delírio de grandeza, o Coxa é um clube tradicional e com vários admiradores pelo Brasil (o número vai se multiplicar algumas vezes caso vença o Vasco na final da Copa BR de 2011) apesar de não ter tanto poder de fogo quanto sua torcida gostaria de acreditar.  Assim como o clube do Alto da Glória, fica a óbvia e esperada comparação aos doentes do Misfits, mas não só pelo Green Hell - a música da banda serviu para batizar a festa com fogos da torcida - mas também porque mesmo com as dificuldades já enfrentadas, tem o carinho de tanta gente mesmo que só conheça o meia Alex, as edições do GH no Couto Pereira ou meia dúzia de canções da banda punk.

Atlético Mineiro – Grande? Mas não tem Libertadores e não ganha nada faz tempo. Pequeno? Mas sua camisa pesa muito e sua torcida é um patrimônio da sociedade mineira, fora todos os jogadores que revelou. Irrelevâncias de “tamanho” à parte, o Galo é um dos pilares do futebol brasileiro e apesar de tudo, mantém uma massa fiel assim como seus conterrâneos do Sarcófago.

Cruzeiro – Se alguém já teve a ingrata experiência de sentar para conversar com um cruzeirense, sabe que não é fácil aturar uma arrogância que nem condiz muito com o jeito mineiro de ser. A raposa pode perder o pelo, mas não perde o nariz empinado e seu repertório de desculpas. Creio que só passei por experiências semelhantes em lojas de discos ao falar com fãs do Dream Theater – todos acostumados às escalas pentatônicas e arpeggios do pedantismo musical e do mimimi metálico.

Bonus track: Falando com o amigo juventino Vinícius, disse a ele que queria incluir o time da Javari, mas que não consegui pensar em um paralelo coerente. Prontamente ele lembrou do Diamond Head, banda influente que ajudou a moldar o início do thrash metal, mas que será imortalizada graças aos covers do Metallica - assim como o time é mais lembrado por ter sofrido o mais bonito gol de Pelé. Além disso, há muitos simpatizantes e muita gente já ouviu falar destes ingleses, mas há poucos adeptos e profundos conhecedores;

2 comments:

  1. o Coxa foi exatamente o último dos times, foi difícil arrumar um paralelo

    ReplyDelete

comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...