Thursday, December 12, 2013

Ponguá

Acabou há pouco a final da Copa Sul-Americana entre Ponte Preta e Lanús. Claro, com o título argentino surgem as esperadas piadas de bugrinos, simpatizantes de times da capital e até de curiosos que estavam mudando de canal e por acaso viram o tal do futebol passando na Globo; mas enfim, daqui um ou dois dias a poeira vai baixar e temo que o futebol campineiro volte à sua estagnação costumeira. 

Dum lado há um clube em condição de indigência, há mais de uma década às margens da falência e já em seu nono rebaixamento, mas satisfeito com a condição de ter um título nacional - mesmo que uma porcentagem já considerável de sua torcida não tenha testemunhado esta conquista. Rivaliza com este clube o outro time da cidade: é um pouco mais arrumado, mas não suficientemente arrumado para encerrar seu jejum de títulos. Foi rebaixado recentemente e sofre seus infortúnios aqui e acolá, mas basta à sua torcida continuar mais numerosa que a do rival para que a paz reine pelas arquibancadas do Majestoso.

E assim essa inimizade tacanha, miúda e de argumentos cada vez mais insignificantes faz com que Ponte e Guarani percam ano a ano mais torcedores para times de fora. Enquanto na capital se revelam novos talentos, surgem ídolos e taças são conquistadas, aqui ficamos eternamente presos à dicotomia dos que só sabem dizer "78!" e os que repetem "Maior do interior!".

Não é raro que alguns torcedores, principalmente os veteranos, sugiram a junção dos dois times campineiros. A ideia aparentemente é absurda, mas se considerarmos o provincianismo da cidade e das duas entidades, é preciso reconhecer que os dois times já são praticamente gêmeos siameses - falta pouco para que se surja o inusitado Ponguá. Resta-me torcer para que a Ponte tenha absorvido o gosto pela grandeza com esta campanha da Copa Sul-Americana, assim lhe restaria algum legado deste vice e a Macaca até faria um favor à cidade ao elevar o nível desta rivalidade decadente.

Ponte e Guarani (tanta faz qual é qual)

1 comment:

  1. Luiz, que análise sensacional! É sempre um prazer ler o seu blog.

    ReplyDelete

comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...